Github e o modelo de desenvolvimento de Software do Lab

Colaboração, compartilhamento e liberdade criativa orientam a forma de trabalho do Laboratório, tendo como premissa o uso do software livre para o desenvolvimento de tecnologias digitais e soluções que possam ser apropriadas por usuários, desenvolvedores e comunidades de software. Para isso, adotamos como nosso instrumento de desenvolvimento o Github, uma plataforma online disponibilizada gratuitamente para hospedar projetos pessoais e tecnologias de gestão compartilhada.

O Github é uma versão online da plataforma Git, um sistema de gestão de arquivos, que na prática ajuda o programador à organizar e compartilhar versões atualizadas de documentos e códigos. Os projetos criados no Git são direcionados ao Github e se concentram no que chamamos de repositórios. Dessa forma, a reprodução do sistema na internet possibilita a criação de uma rede social entre desenvolvedores de softwares.

Os repositórios podem hospedar projetos privados ou de domínio público, realizados em códigos abertos para que outros programadores contribuam e aprendam com o desenvolvimento do software. Assim, o Github concentra grande parte das comunidades de software livre mundial, e programadores podem trabalhar de forma colaborativa no andamento dos projetos, contribuindo ao informar erros, enviar correções e sugerir melhorias.

Essa é uma das razões pelas quais o LAB escolheu essa plataforma para produzir novas tecnologias e ferramentas, pois possibilita o desenvolvimento integrado e simultâneo da equipe, o fomento das comunidades de software livre e o compartilhamento do conhecimento para domínio público. Além disso, o LAB utiliza o Github como mais uma das ferramentas que garantem a transparência pública do projeto, pois dá acesso à todo o desenvolvimento individual e coletivo na equipe nas tecnologias e softwares produzidos.

Ferramentas integradas ao Github

Além do Github, o LAB utiliza outras plataformas que auxiliam na comunicação entre a equipe e organização do trabalho:

  • Waffle

 

O Waffle é uma plataforma de gestão dos projetos desenvolvidos no Github, confere facilidade de visualização e organiza o planejamento de trabalho. Através da disposição do programa na distribuição de tarefas, a equipe pode acompanhar o progresso individual e coletivo do grupo sobre o que está sendo feito, o que precisa ser feito e o que foi finalizado. Além disso, o Waffle é gratuito, proporciona o desenvolvimento colaborativo em tempo real e as atualizações da integração ao Github são automáticas.

  • Telegram

 

A ferramenta de comunicação direta utilizada pela equipe é o Telegram, um serviço seguro de mensagens instantâneas, desenvolvido em código aberto, que facilita a resolução de situações imediatas e demandas urgentes, é utilizado para marcar reuniões e organizar o desenvolvimento das tarefas. O Telegram é integrado ao repositório do LAB no Github, dessa forma, alterações da equipe técnica nos projetos (commits) são notificados no canal do grupo pelo aplicativo, que pode ser conectado na nuvem e entre diferentes dispositivos móveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =